terça-feira, 24 de maio de 2011

E a CULPA é de quem?

Eu aprendi que a culpa não é de ninguém não, ela está vivendo em algum lugar do espaço com as outras culpas, como os sacos plásticos que se desfazem elas vão parar em algum lugar desconhecido.
Para mim é uma parada muito engraçada essa da culpa. Não sentir culpa, não culpar ninguém e etc..
Esses dias eu estava pensando sobre algumas situações da minha vida, algumas fases dela, onde querendo ou não culpei as pessoas e a mim mesma.
A culpa existe, muita gente foge dela, outros correm atrás dela, alguns são ateus da culpa,  não acreditam nela.
Eu cheguei a conclusão de que a culpa, assim como os números, é relativa. Tudo depende da situação.
Como disse antes, aprendi a não culpar nem a me sentir culpada para ser saudável (mentalmente falando). Até que de repente eu penso; bem, bem... tudo estava "relativamente" bem na minha vida até aquele sacana aparecer no Msn, me convidar para ir a Espanha e assim desbaratinar minha vida, para logo depois de miseros dois anos me enviar um e-mail dizendo que não queria me iludir... COMO? Não queria me iludir, cara você me pediu para ir morar com você e disse que me amava e tals!
Mas eu não o culpei, eu não me culpei, eu analisei a situação com imparcialidade e pensei que em realidade a "culpa" (olha ela aí) era da situação em que nos encontrávamos... Pobre da situação!
Bem bem... Logo depois dessa eu levo uma surra, sim uma surra, cheguei em casa e um um tio de criação me bateu, me espancou, todo mundo disse que era culpa da bebida, era culpa de ele ser adotado. Eu pensei, "culpa o meu c@" quem apanhou fui eu, quem está com uma lesão permanente no ombro sou eu, quem ficou quatro anos isolada da familia fui eu, quem está falando disso agora sou eu, e quem teve que escutar da familia toda que meu comportamento influenciou a atitude dele fui eu, e quem foi de certa forma coagida a ir embora, e ficou os oito meses seguintes isolada, sozinha porque ninguém conseguia lidar com o problema e quase enlouqueceu, FUI EU!
Então eu digo uma coisa, a culpa é dele! Não é do sistema, não é minha, não é de ninguém mais, eu como mulher,  não podia ter feito nada, e se em algum momento qualquer pessoa disser que eu direta ou indiretamente tive a porra da culpa FODA-SE, não existe ser humano apanhável ou estuprável, isso é mito, todos os dias sou eu quem levanta lutando contra as feridas emocionais que isso me causou.
A culpa existe, ela só deve ser bem aplicada.