terça-feira, 11 de setembro de 2012

Bipolar ou Masoquista?



(inFormal, 2008)
“Masoquista é a pessoa que gosta de sentir dor.
Gostar de se machucar.”
(Wikipédia, 2012)
"Como categorizado pelo DSM-IV "SATANAZ" e pelo CID-10, o distúrbio bipolar é uma forma de transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca ou hipomaníaca[1], que são estágios diferentes pela gradação dos seus sintomas, hiperatividade física e mental, e uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar ideias, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca[2]."

Brain Paint Left side- right side

Venho observado nas pessoas com um quadro de TAB, ou até mesmo de LUTO, onde seu desejo não é o de estarem bem, estas pessoas em sua maioria se deleitam em seu estado como em termos psiquiátricos, melhor dizendo, estão em um “gozo”; é como se estar triste, ser vitimizado e “pobre coitado” fosse um diferencial na vida desse tipo de pessoa.
Para mim esta forma de comportamento destrutivo é causada por vários fatores, é claro que eu não posso julgar o estado de animo de ninguém, pois não o estou vivenciando, porém vamos aos fatores:
Ambiente familiar privado de apoio;
Vicio comportamental;
Carência de profissionais da área de saúde mental comprometidos;
Insuficiência de informação sobre;
A conturbação causada pela enfermidade é beneficio para muitos, já que na maioria são jovens e adolescentes (adolescentes possuem formas de expressão e em sua maioria seguem comportamentos autodestrutivos como forma de chamar a atenção dos pais);
E outros muitos fatores que conhecemos.
Não relegando a TAB a um papel secundário, e sim chamando a atenção de meus compartes que nenhuma força fazem para sentir-se melhor, e sim, a cada dia se aprofundam em um poço depreciativo de si mesmo, os peço que, por favor, tentem e parem de reclamar de tudo.
Nossa doença nos faz mais inteligentes; usemos nossa inteligência! Encontremos nossa tal genialidade bipolar!
Eu quero ter orgulho de se bipolar, e não vergonha, pois a comunidade blogueira bipolar é de dar nojo! E podem se chatear comigo e disser que eu não sei de nada, pois eu digo que sei sim!
Sei que é difícil demais. Mas um passo, e você não estará mais no mesmo lugar.
E não, não tenho psiquiatra nem psicólogo, estou empurrando com a barriga mendigando receita e levando esporro de clinico geral que se sente o tal, mas não desisto de estar bem e estar equilibrada. A minha força vem daqui deste blogue e de ler as misérias que vocês escrevem e não querer ser parte delas outra vez.
Eu estou trabalhando, estudando e se tudo der certo em alguns meses vou morar sozinha. Se você chegou hoje aqui, leia o blogue do começo e veja desde a primeira postagem até agora como eu mudei, porque eu quis estar bem!
Queira estar bem amigo(a) bipolar! Queira!

Este vídeo dedico a minha tia que não sai da negatividade e os RHCP são dos  poucos que conseguem anima-la.



Adendo:Tanto a música quando o vídeo são uma homenagem da banda a Brendan Mullen, amigo dos integrantes e figura importante na cena punk rock de Los Angeles, que morreu em 2009, quando o RHCP estava começando o processo de produção de I’m With You"a música é mais uma celebração do que uma chatice.*"

*Anthony Kieds sobre" Brendan's Death Song"