domingo, 3 de abril de 2011

Fim do Tremido Trimestre

É gente, parece que passei na prova!
Aquela que exigia que eu ficasse três meses em um ambiente hostil e pudesse me manter equilibrada.
Manter meu limite. Até o dia 8 de abril, quando reencontrarei a minha psiquiatra e então faremos o balanço!
Mas estou feliz e otimista até agora. Consegui manter o meu limite e não invadi o de ninguém (eu acho!!).
Aviso aos navegantes: vocês que nestes momentos adoram parar de tomar os remédios!!!
Não parem, leva tempo para o remédio fazer efeito e quando ele finalmente faz vem um (in)feliz e para de tomar!
Não pode!
Não pode não!!!
Tenha fé em vc e em Deus (ou em Jhah!).
E confie no seu medico e peça a todos os seus santos abençoarem os pensamentos do coco que cuida do seu!
Amém, que assim seja pelo bem de todos!

É tudo psicossomático?

Relativo simultaneamente, aos domínios psíquicos e orgânicos

Hoje estava na fila da farmácia com uma cartela de analgésico+relaxante muscular na mão que tremia incontrolavelmente pela pressão baixa devido a uma dor de cabeça, ouvido, olhos e coluna que persistia desde a madrugada quando junto às companheiras de fila começamos a conversar quem falou primeiro eu não lembro.
Uma se absteve a concordar com o que a terceira _ enfermeira atendente em um CAPS_ me diagnosticava como estressada e depressiva... Errar ela não errou de todo, porém não era o caso.
- Queridas _ eu disse_ não vamos generalizar, hoje em dia os médicos estão trocando diagnósticos devido a isso. No meu caso, neste momento não é stress, de fato se fosse há alguns anos atrás, apesar de não admitir, seria, porem hoje é dor mesmo. Por outro lado já presenciei situações onde pessoas em plena crise de pânico foram diagnosticadas com os piores problemas cardíacos em uma emergência para no dia seguinte serem encaminhadas a um profissional competente!
Porém a tal enfermeira queria vender o peixe dela, e não havia forma! Ela repetia e repetia que eu estava com depressão. E a senhora que compartia a fila continuava a concordar com a cabeça.
Foi então que...
A coisa chegou a um ponto onde eu tiver que contar até cinco (não consigo chegar aos dez, os dez acalma e eu não queria ficar calma) e soltar o verbo do anti-preconceito.
Psicossomático é aquilo que agente não consegue resolver e transmite pro corpo, a senhora não pode olhar uma pessoa desconhecida, passando mal e rotulá-la de depressiva por uma dor de cabeça, e mesmo que ela seja depressiva hoje por hoje preconceito é coisa de gente ignorante. A população brasileira sofre, sofre de milhões de coisas, fome, falta de escola, de acesso a saúde, mas pior que tudo isso é o englobamento de todas estas coisas juntas dentro de apenas uma: P-R-E-C-O-N-C-E-I-T-O.
Não é sua culpa rotular e discriminar alguém que julgas estar “doente de depressão” já que essa é uma moda agora, porém se fosses tu em meu lugar gostarias de saber como se sentiria. Ou como sua filha estudante de psicologia se sente com a anorexia dela tendo o ser humano que a senhora é como mãe.
Logo depois de pensar tudo isso e nada dizer, pois foi tudo na minha cabeça e eu realmente estava com muita dor, ouvi próximo, foi minha vez, -R$ 3,45 moça, - Obrigado, boa sorte para as senhoras!
Percorri o caminho de volta fumando como louca e pensando em como as pessoas tem seu próprio caminho a percorrer, e que realmente, se fosse há alguns anos atrás, seria stress; um ventinho fresco batendo no meu rosto e eu pensei essa dor não me mata, mas eu mato ela!
Além do mais o termo certo para uma doença atribuída unicamente a fatores psicológicos o termo correto é PsicogênicoPsicossomático se refere a doenças de fundo psicológico em conjunto com outros intervenientes como alimentação, ambiente, atividade física, etc.