quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cota Bipolar


Eu realmente tento ser uma pessoa igual as outras.
Não igual exatamente, mas me encaixar ao padrão social!
Me peguei esses dias pensando sobre a carga extra que tenho que dominar por ser "bipolar". Se de fato isso demanda de mim como de uma pessoa cega ou que não tem um dos membros, melhor dizendo, ser bipolar é uma deficiência? Algo que tenho que superar dia a dia, e sim me cansa em alguns momentos onde preciso ficar quieta, parar um pouco e chocar minhas ideias assim como uma galinha choca seus ovos?
Mas então outro dia assisti um vídeo de uma cozinheira cega que ganhou o Master Chef, você já tentou cozinhar de olhos vendados? Até com o dedo cortado é difícil!!

Então continuei pensando sobre limitações... sim, os remédios me deixam mais lenta, me fazem dormir mais, mas não me impedem de viver uma vida plena, talvez não uma vida como imaginei. Nos EUA os afro-americanos costumam dizer que há "a cota do negro", com isso eles querem dizer que precisam fazer o dobro que um branco para ter o mesmo reconhecimento. Talvez se um dia uma pessoa que tenha Síndrome Bipolar, ou como seja que os médicos definam, seja tratada pela sociedade como um diabético por exemplo (seu medico te disse que assim como um diabético você ira precisar tomar remédio todos os dia verdade?), com isso quero dizer, com respeito e até carinho, porque agora somos tratados com preconceito, até por nós mesmos, porque, quem no momento do diagnostico não pirou mais ainda ao saber que era Bipolar?
Mas sem fugir do assunto; sobre limitações, existem aquelas que nos impomos, as que são saudáveis, e outras muito prejudiciais. Há ainda quem viva se auto vitimando e se desculpando todo o tempo por ser bipolar e usando isso para não viver bem. Não, não é assim.
Não é fácil nem justo para ninguém, seja bipolar, cego, impotente, ou "normal",  mas eu sei que quanto mais burra a pessoa menos ela sofre, porém, depende sempre de um esforço mínimo pessoal de cada um para se superar ainda que um milimetro diário. É fato que o sofrimento de uma pessoa bipolar muitas vezes se deve a inteligencia exacerbada  por antever situações que são obvias para nós, para todos em realidade, mas, que para a maioria das pessoas que não tem a nossa sensibilidade não percebem de imediato.
Nossa necessidade de um tempo sozinhos, no meu caso que estou bem, atenção pois esse texto é baseado nisso, minha experiencia pessoal, a necessidade de auto-contemplação, e ver sim, que em determinados momentos é difícil caminhar na mesma velocidade das outras pessoas, mesmo que minha cabeça veja o futuro com varias provabilidades  ou até por isso mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário