segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Preconceito e Falta de Informação


caminho até aqui

Se um "carinha" me disse que é bipolar, no primeiro momento eu já foi ficar com um pé atrás, mas vou dar uma chance; mas dependendo do rumo da conversa eu caio fora, e sabe por que?
Somos difíceis de conviver, de suportar.
Agora imagine que você está no seu trabalho e ninguém sabe que você é bipolar, e como já ocorreu comigo, escutei uma historia onde uma companheira contava que o cunhado bipolar já estava na quinta internação, tentara suicido, bla bla bla...
A reação dos presente foi a de se tratar de um louco, de alguém que jamais pudesse ser inserido na sociedade, alguém que não possuísse o direito de pertencer ao "grupo".
É claro que eu tentei minimizar a situação sem dar muito na cara de que era bipolar, pois parecia que todos falavam de algo horrível e contagioso. Aprendi naquele dia que não podia contar a praticamente ninguém que eu era bipolar, se eu contasse correria o risco de ter minha sanidade questionada, de ser constantemente julgada, observada e em fim, seria muito chato, e quanto fica chato, fica estressante, se é que vocês me entendem.
Britney Bipolar
Foi assim que decidi fazer o blog sem revelar minha verdadeira identidade, foi uma maneira de me preservar. Logo veio a moda com a Britney bipolar, depois a Zeta-Jones, e a maioria das pessoas minimizou esta condição.
Ainda assim é um terreno perigoso por que muitos bipolares que não conseguem ajuda, e outros que gostam de estar surtados; desculpa, eu sou bipolar sei como são os surtos e me poupe, dá pra controlar no começo deles, só precisa disciplina, tem gente que gosta de ser vitima e conheço muita gente assim! Mas continuando, por causa de anos de tratamento inadequado e gente que gosta de ficar na merda fizemos má fama e geramos muito preconceito.
Zeta-Jones Bipolar
E isso é generalizado, também depende do nível mental de quem julga e quem se sente julgado.
Conheço por exemplo, esquizofrênicos que tomam seus remédios e vivem "normalmente" por que se abstém do uso de álcool e alucinógenos, cada pessoa tem um caminho para sua cura, seja através de remédios ou de terapias alternativas a questão é focar na recuperação.
Acredito que a nova fase que nos encontramos é a de acabar com o preconceito em relação à nossa doença, e para isso é necessário um pouco de esforço da parte de todos.
Afinal difícil e severo mesmo é o primeiro surto, quando agente não sabe o que tem, o que é que está acontecendo, depois é prevenção!

3 comentários:

  1. Vou começar discordando: as pessoas não veem você como louca, veem como uma PSICOPATA.
    Esse pessoal acompanha sempre a moda e a moda hoje é chamar os outros de psicopatas.

    Sabemos que todos possuem defeitos... Só que ainda não me caiu na cabeça como entender os mortais, eles são cheios e cheios de vícios e alienações... Mas, invés de olharem pra sí mesmos, não... eles insistem em rotular tudo quanto é coisa que veem...
    Se descobrem que você é bip, não vão nem saber o que é. Sé é doença psiquiátrica, é porque você é uma psicopata, e, sem nem saber o que é psicopata, vão te falar um monte de merda, espalhar boatos, fazer piadinhas...
    Enfim, ser uma pessoa comum, é algo que nunca serei, porque pra agir assim, eu preferiria morrer.

    Bão... quando começo a escrever e falar não paro mais... vou parar aqui...
    te recomendo meu blog, ainda não editado,,,
    eternanoitedeluacheia.blogspot.com
    dá uma chegada lá
    sou o Leandro, do Alma Bipolar. Tô querendo responder teu post lá, mas é tanta coisa pra dizer que vou acabar não respondendo.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, vc tem razão, nos vêem como psicopatas mesmo! Mas quando você falou sobre o verde não sei por que eu pensei no chroma key! Ele pode sofrer tantas mudanças mas continua sendo uma tela de uma cor definida e usada para ter imagens projetadas.
      E sim, pensamos diferente e sentimos diferente, mas não somos como os X Man que tem que se manter a margem, entende o que quero dizer? Não acho bom idolatrar nem o doente, nem a doença nem o são!
      Tenho lido tuas coisas la no Ning e vou ver seu blog agora!
      Abraço!

      Excluir
    2. ah.. e pode escrever/ falar o quanto quiser, nós precisamos disso!

      Excluir